Homem é esfaqueado durante briga em confraternização em Sorriso
Delegação dos Emirados Árabes visita Sorriso
Uma delegação de 15 pessoas está em Mato Grosso
Oportunidades no agronegócio, projetos de infraestrutura logística, investimentos em empresas de pequeno e médio porte. Esses são os principais interesses dos Emirados Árabes Unidos, país oriental que, hoje, é o 16º maior importador da carne mato-grossense – foram R$ 10 milhões em 2016.
Uma delegação de 15 pessoas esteve nesta quinta-feira (26.10) em Cuiabá, no Palácio Paiaguás, participando de uma rodada de negócios com instituições que representam nosso mercado e micro e pequenos empreendedores. Ainda hoje eles devem passar por Sorriso.
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, Carlos Avalone, destacou a segurança alimentar como um dos principais atrativos para aquele país. “Eles têm grande interesse no quesito segurança alimentar. Mato Grosso é o melhor case mundial nessa questão. Os Emirados têm uma ligação forte com feijão e leguminosas e também com a carne mato-grossense. Hoje ainda essa delegação vai visitar várias fábricas, passando por Campo Verde, Lucas do Rio Verde, Sinop, Sorriso, conhecendo a produção e a indústria do nosso estado. Nessas áreas todas precisamos de mais investimentos e eles são detentores dos maiores fundos mundiais. Esse interesse vem muito a calhar para os dois lados.”
De olho no agronegócio
A comitiva dos Emirados Árabes Unidos, em visita a Mato Grosso, foi recepcionada na manhã desta quinta-feira (26/10), no Palácio Paiaguás, pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Governo do Estado, empresários e representantes da indústria, comércio e principais cadeias produtivas do estado. O objetivo foi debater oportunidades de investimentos no agronegócio mato-grossense e parcerias entre os dois países no mercado produtivo mundial.
O vice-presidente da Famato Francisco Olavo Pugliesi de Castro, citado pelo governador do estado Pedro Taques como o representante da classe produtora rural no evento, destacou a importância de ampliar a relação comercial com os Emirados Árabes e mostrar o grande potencial de Mato Grosso como maior produtor de carne bovina do país.
Os Emirados Árabes Unidos representam o 16º mercado consumidor da carne mato-grossense exportada. Em 2016 foram embarcadas 2,5 mil toneladas, equivalentes a R$ 10 milhões.
Os principais investidores dos países estrangeiros participaram da Rodada de Negócios Mato Grosso/Emirados Árabes e fizeram prospecções de negócios. Segundo o vice-presidente da Famato Francisco Castro, o maior interesse da comitiva está na produção de carne bovina.
Na oportunidade, a Famato apresentou aos estrangeiros os números da produção agropecuária estadual, com base nos dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
“Realmente o potencial de Mato Grosso, principalmente no agronegócio, é surpreendente. Vejo grandes oportunidades de investimento aqui. Os negócios podem ser bons para ambos os lados”, disse o secretário da Embaixada dos Emirados Árabes no Brasil, Abdelrahman Abdulla Almaazmi.
Para Francisco Castro a rodada é uma grande oportunidade, visto que Mato Grosso tem capacidade para atender às demandas que os Emirados buscam.
A rede de inovação AgriHub, de iniciativa do Sistema Famato, também fez parte da programação da rodada de negócios. Representada no evento pelo superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) Otávio Celidônio, a rede ficou conhecida na comitiva como a responsável em fazer a interlocução entre os produtores rurais mato-grossenses e as tecnologias desenvolvidas para o agronegócio.
Os investidores ainda vão percorrer o interior do estado e conhecer in loco as potencialidades do agronegócio.
Confira AQUI a reportagem completa no Cidade Alerta, programa da TV Sorriso (Record TV).