Júlio Campos aparece ao lado de piloto após pouso forçado de avião em MT
Defesa Civil constata estragos causados pela chuva intensa em Sorriso
Solicitações vão seguir uma ordem de urgência pela necessidade e dimensão do serviço
A Prefeitura de Sorriso segue com a força-tarefa integrada para solucionar os problemas causados pelas chuvas constantes que atingem o município. Nesta manhã, técnicos da Defesa Civil do Estado encerraram o monitoramento dos pontos críticos e emitiram um relatório de visita técnica que deverá ser levado ao Governo Federal em busca de recursos financeiros imediatos.
“O prefeito Ari Lafin solicitou a vinda da Defesa Civil para fazer o mapeamento de algumas situações de risco apresentadas em Sorriso, devido ao alto índice pluviométrico que acometeu o município, e fazermos um levantamento dos prejuízos causados pela chuva. Visitamos vários locais e elaboramos nosso relatório, que será levado até Brasília em busca de recurso”, explica o coordenador de resposta e reconstrução da Defesa Civil de Mato Grosso, sargento BM Wagner Soares.
Conforme a Defesa Civil do Estado, as solicitações vão seguir uma ordem de urgência pela necessidade e dimensão do serviço, contemplando inicialmente os seguintes locais: o processo erosivo na Avenida Oregon, bairro Portal Kaiabi e a ponte sobre o Rio Verde, na MT 560, que liga Sorriso ao município de Tapurah.
“Em relação à erosão no bairro Kaiabi, apontamos a necessidade de execução imediata de obras emergenciais e definitivas no local para que o município não venha a ser acometido por um desastre maior, possivelmente com a perda de vidas, visto que está localizada em uma área urbana de Sorriso”, explica o sargento Wagner.
Sobre a ponte que liga Sorriso à Tapurah, o sargento ressalta que será necessário proibir imediatamente o trânsito de veículos com mais de quatro toneladas. “A ponte está com a estrutura em processo de deterioração avançado e não atende mais a demanda da região, que possui em tráfego de cargas pesadas. A sugestão que levaremos ao Governo é de uma reconstrução emergencial de uma ponte de concreto no local”, enfatiza.
Ainda de acordo com o coordenador de resposta e reconstrução da Defesa Civil de Mato Grosso, o índice pluviométrico para o início de 2018 extrapolou ainda nos primeiros dias de fevereiro e desde então a chuva intensificou. “Este ano já passamos de 1000 milímetros de chuva, extrapolando em 40% a previsão para 2018. E ainda temos uma previsão de mais 300 milímetros de chuva para o mês de abril, o que deve resultar em um índice pluviométrico 60% acima da média prevista para todo o ano”, ressalta Wagner.
Após a conclusão do relatório de visita e a emissão do parecer técnico da Defesa Civil sobre as situações encontradas em Sorriso, o Departamento de Engenharia do município fará o orçamento e planejamento das obras. “Com os valores em mãos, iremos, juntamente com uma equipe da Prefeitura de Sorriso, em busca de orçamento junto ao Governo Federal para a liberação de recursos e intervenção em decorrência da dimensão do serviço de reconstrução e também de prevenção de novas ocorrências”, explica o sargento.
Confira AQUI a reportagem completa no Cidade Alerta, programa da TV Sorriso (Record TV).