Foragido da Justiça é capturado pela ROTAM em Sorriso após investigação da Polícia Federal
Interrupção no fornecimento de energia afetou 17 mil consumidores; multa é de quase 400 mil
Energisa tem 10 dias para apresentar defesa
Uma interrupção no fornecimento de energia nesta quinta-feira (14) impactou 17 mil consumidores de Sorriso. Segundo a Energisa, o atendimento coletivo foi realizado e a situação normalizada. Em decorrência do blecaute em várias regiões, o Procon Municipal emitiu auto de infração na ordem de R$ 395 mil pela interrupção e má prestação de serviço de energia elétrica.
Procurada pelo Portal Sorriso, assessoria da Energisa, informou que oficialmente ainda não foi recebida a notificação do Procon. Ainda segundo a concessionária, uma interrupção no fornecimento de energia ocorreu "entre 10h31min e às 10h42min, e as equipes também fizeram atendimentos individuais relatados".
Ainda conforme a empresa, "o motivo da queda de energia está sendo analisado e a empresa reforça que todas as ocorrências devem ser registradas pelos canais de atendimento oficial: WhatsApp (Gisa): (65) 9999-7974 / Aplicativo Energisa On e site: energisa .com.br ".
Até o início desta tarde, o serviço havia sido restabelecido em 40% de tais localidades: Residencial Village, Centro, Vila Romana, Jardim Bela Vista, Jardim Aurora: Hospital Cândido Portinari, Luiz Cenci, Americel S / A, Vivo S / A, Águas de Sorriso, Vila Romana LTDA, e LCI Equipamentos de informática.
Segundo a concessionária, o desligamento de algumas regiões também ocorreram por conta de sobrecarga, quando há muito calor.
Ministério Público e Procon de Olho
Conforme o Portal Sorriso noticiou, o coordenador do Procon de Sorriso, Robson Alexandre de Moura, informou que foi feita fiscalização in loco. "Agora, a fornecedora tem 10 dias para apresentar formalmente sua defesa. Houve falta de energia em vários locais ou oscilação, com má qualidade na prestação do serviço. Mas a energia elétrica é um serviço essencial e que deve ser eficiente e contínuo".
Segundo Moura, o consumidor que teve falta de energia ou dano em algum aparelho deve procurar a empresa para ter a reparação. Para tanto, deve relatar a situação e anotar o protocolo de atendimento. "Caso a empresa se negue a restituir os valores, deve juntar a documentação e levá-la ao Procon para ser aberto procedimento para que notifiquemos a empresa para que ela repare os danos".
Conforme o Procon de Sorriso, a Energisa é uma das empresas com maior número de reclamações. Além desse órgão, o Ministério Público também está de olho na atuação da Energisa.
De acordo com o promotor de Justiça Márcio Florestan Berestinas, antes mesmo da multa aplicada pelo Procon, já havia sido instaurado um inquérito civil público.
"Requisitos, inclusive, a vinda da fiscalização da Agência Nacional de Energia Elétrica e publicamos a portaria. Já fiz a oitiva de alguns funcionários da Energisa daqui e do supervisor da região e estamos aguardando a solicitação de uma perícia técnica que foi feita pelo Ministério Público ao centro de apoio operacional para identificar todos os problemas e desconformidades para tentarmos um TAC [Termos de Ajustamento de Conduta], ou, se não for possível, uma ação civil pública ".
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