Trabalhador fica em estado grave após sofrer descarga elétrica de alta tensão em Sorriso (MT)
Polícia Federal apreende medicamentos para emagrecimento importados ilegalmente na divisa de MT e GO
A Polícia Federal apreendeu, neste sábado (22), um carregamento ilegal de 25 canetas de um medicamento para emagrecimento na divisa entre Mato Grosso e Goiás. Dois homens foram presos em flagrante.
De acordo com as investigações, os produtos foram importados ilegalmente de Londres (Inglaterra) e seriam vendidos a profissionais liberais e clínicas especializadas em Mato Grosso, sem a devida regulamentação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A comercialização desse tipo de medicamento no Brasil é restrita a pessoas físicas que apresentem documentação exigida pela Anvisa para importação e uso próprio. Sem a autorização necessária, a prática configura crime de contrabando.
As canetas de emagrecimento, como Ozempic e Mounjaro, foram desenvolvidas originalmente para o tratamento do diabetes tipo 2 em adultos. No entanto, devido ao efeito de redução de peso, passaram a ser amplamente utilizadas para emagrecimento rápido. O alto custo do produto, que varia entre R$ 1.000 e R$ 1.300, tem atraído o interesse de criminosos, resultando em um aumento de furtos, contrabando e assaltos a farmácias.
Especialistas alertam que o uso indiscriminado dessas substâncias, sem indicação e acompanhamento médico, pode trazer sérios riscos à saúde, incluindo efeitos colaterais graves.
Os suspeitos e o material apreendido foram encaminhados à Delegacia da Polícia Federal em Barra do Garças, onde responderão pelos crimes relacionados à importação ilegal de medicamentos.